Um evento. Cinco dias. Mais de 3 mil profissionais. Cem palestrantes. Sete palcos. Os números são expressivos e não é à toa… O Wedding Brasil é considerado o maior evento de fotografia da América Latina. Organizado pela Editora Photos, o evento começou com a proposta de reunir fotógrafos e profissionais especializados em casamentos. Hoje, no entanto, o WB é um evento que reúne fotógrafos, videomakers e curiosos com um objetivo em comum: discutir, aprender e ensinar tudo que é possível sobre o mundo audiovisual.
Ter um post dedicado ao Wedding Brasil não é surpresa, visto que o blog trata justamente a respeito dos casamentos. Mas o motivo deste post não é uma possível cobertura do evento, e sim um anúncio que temos orgulho em fazer: um fotógrafo daqui, das nossas terras cascavelenses, com pouco mais de 5 anos de profissão, será um dos palestrantes deste evento que tem renome, nome e sobrenome. Vocês já leram sobre ele por aqui… O fotógrafo contador de histórias já ganhou diversos prêmios com as suas fotos e pela sua capacidade de enxergar além da objetiva de uma câmera. Edu Freire é o nome dele – e hoje, vamos te contar como o fotógrafo recebeu o convite para palestrar no Wedding Brasil 2016.
“Desde 2010, eu já participava do evento como ouvinte. São mais de 2 mil pessoas reunidas. É um ambiente diferente: todos têm a mesma intenção de aprender e passar o conhecimento adiante”, começa Edu Freire, contando sobre as suas primeiras experiências com o Wedding Brasil. “Com o tempo, o evento passou a discutir outros assuntos além do casamento e criaram os núcleos como o núcleo de família, tecnologia… Tem também o Make Movie, que é uma espécie de evento paralelo que acontece nos mesmos dias, no mesmo local, mas com o foco voltado para a produção de vídeos”, explica.
De ouvinte a palestrante
O evento é considerado pelos profissionais como um avanço. Se antes era preciso buscar referências fora do país, hoje, o evento não traz apenas palestrantes bacanas, como também traz oportunidades de fazer contato com gente do país – e do mundo – todo.
“É sempre muito bacana participar porque você conhece gente nova o tempo todo. Quando eu recebi o convite para palestrar, me senti honrado. Enxerguei o convite como uma forma da editora reconhecer o meu trabalho. Estar lá, falando para tanta gente interessada no mesmo assunto, vale a pena e dá crédito ao trabalho que realizamos aqui. É a primeira vez que faço parte como palestrante e garanto que falarei com os ouvintes sabendo que essa é uma forma para que eu possa retribuir o aprendizado que ganhei com os livros e publicações que a editora fornece. É uma honra imensa ver que o trabalho que fazemos aqui está sendo reconhecido – e só por isso, a minha vontade é de fazer o melhor que posso nessa palestra”, afirma Edu.
O motivo de tanta honra e alegria não é em vão… Com seus quase 6 anos de carreira, Edu já recebeu o reconhecimento que fotógrafos de anos ainda não conseguiram alcançar. “Receber um convite assim só mostra que estamos no caminho certo e que, mesmo com pouco tempo diante de muitos outros profissionais, temos o nosso espaço”, destaca o fotógrafo contador de histórias.
Diante de mais uma razão para comemorar, Edu garante: embora ele já imaginasse como seria ser convidado para fazer parte disso um dia, ele não esperava que acontecesse tão cedo. “A gente sempre sonha e isso é algo positivo. Quando eu participo desses eventos, me imagino fazendo algo parecido, me imagino fazendo parte… Mas não imaginava que seria tão cedo! Por essa razão, depois de pensar no que eu quero falar e no que posso transmitir aos ouvintes da minha palestra, meu sonho é continuar… Seja como palestrante ou como ouvinte. Na nossa área, é preciso se atualizar constantemente e, hoje, o que desejo, é continuar tendo fôlego e motivação para seguir em frente”, enfatiza.
O tema
No Wedding Brasil 2016, Edu Freire tem uma intenção bem clara: mostrar que o fotógrafo pode ir além das fotos. “O tema da palestra gira em torno da possibilidade de transformar os momentos em verdadeiras histórias. Hoje, o nosso trabalho aqui tem muito disso: nós contamos histórias através das fotos… A gente tem a missão de fazer a pessoa que vê a fotografia se transportar para o momento retratado. Nós queremos causar aquela impressão de que a pessoa sinta que está fazendo parte daquilo também”, explica o profissional. E se é essa a missão, a palavra americana storytelling se encaixa perfeitamente. “A nossa função é contar histórias”, pontua Edu Freire.
Wedding Brasil 2016
O evento acontecerá em São Paulo, no Anhembi Parque, entre os dias 24, 25, 26, 27 e 28 de abril de 2016. O palco das palestras voltadas aos núcleos do Wedding Brasil é o Auditório Celso Furtado e o Make Movie será no Auditório Elis Regina. Ao lado do Anhembi, no Holiday Inn, acontecerão os workshops. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas nesse site.