Frutas: mocinhas ou vilãs da dieta?

Sempre no consultório e fora dele também me deparo com perguntas do gênero: não posso comer frutas? Frutas não são saudáveis? Por que vocês atletas consomem tão poucas frutas? Como 5 frutas por dia, está certo, né?! Enfim… Vou redigir rapidamente aqui sobre a frutose, um assunto que gera tantas dúvidas.

O grande problema é que desde sempre a mídia, os guias alimentares do governo e profissionais de nutrição (SIM, a maioria) bombardeiam a cabeça da população com informações generalistas no que diz respeito à alimentação saudável e equilibrada. Porém, esquecem da INDIVIDUALIDADE e essas informações podem não ser tão bem aplicáveis a um determinado tipo de população, na qual pode ser que a você está incluso.

A frutose é o carboidrato presente nas frutas que facilmente favorece o acúmulo de gordura devido às vias metabólicas que ela participa. Após a digestão, ela segue para o fígado, onde tem 3 opções de caminho metabólico : (1) ser utilizada como fonte energética no próprio fígado, (2) ser convertida em glicerol para síntese de gordura ou (3) ser sintetizada em glicogênio hepático.

frutas

Vocês podem notar que ela não sai do fígado tão facilmente para ser fonte e energia para os músculos. Então, se o fígado já estiver com os estoques completos de glicogênio, o que sobra da frutose é transformada em GORDURA. Principalmente VISCERAL, aquela que deixa o abdômen expandido e que é extremamente prejudicial à saúde.

⚠️ Pessoal, não quero proibir o consumo de frutas, porque elas são saudáveis SIM, desde que associada a um contexto dietético INDIVIDUALIZADO! Mas sim, quero plantar a sementinha na cabeça de vocês para refletirem se a quantidade de frutas consumidas por vocês é realmente a necessária, quero que pensem se o tiro não está saindo pela culatra. Saibam que mesmo vocês se alimentando de maneira errônea, o consumo de frutas não vai otimizar todo o contexto dietético. Não acreditem em informações generalistas, procure um nutricionista capaz de perceber sua individualidade bioquímica e metabólica.

Diga-Nos O Que Você Acha
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário