Nem precisa voltar muito no tempo. Pensa aí algo em torno de sete anos atrás. Se recorda dos casamentos em que você esteve? A mesa de doces tinha sempre brigadeiro, beijinho, casadinho, bem casados… E só! É, muita coisa mudou até aqui. A mesa de doces foi reinventada por completo! Agora não basta conquistar paladares, também é preciso encantar os olhos.

Os tradicionais docinhos não foram descartados do menu, mas foram incrementados (por dentro e por fora!) com requintados ingredientes: café, castanha de caju, pistache, nozes, avelã, amêndoas, damasco e por aí vai. A verdade é que o que era bom ficou ainda melhor. “Os doces são uma atração à parte nos eventos, integram a decoração, por isso além de saborosos precisam ser bonitos. E é aí que entra a nossa criatividade para unir sabor e beleza numa forminha”, destaca a cake designer Vera Lech.

Refinado Sabor (1) Refinado Sabor (3)

A Vera tem 56 anos, e há 20 vive nessa doce rotina. Literalmente! A arte na cozinha começou em casa, ajudando a mãe e a irmã a confeccionar bolos. Era uma renda extra para a família. Até tentou fugir da culinária, mas o dom falou mais alto. “No início era um trabalho bem artesanal, fazia tudo em casa, inclusive recebia os clientes lá. Conforme a necessidade, tive que procurar uma sala comercial”. E foi na esquina das ruas General Osório e Sérgio Djalma de Holanda, na região do bairro Parque São Paulo, em Cascavel, que se instalou a Refinado Sabor. Um espaço não só para a confecção dos bolos e doces, mas também uma alternativa para quem quer fazer uma boquinha ali mesmo.

Refinado Sabor (4)

Como em toda profissão, é preciso se aperfeiçoar, e a Vera entendeu bem o recado e a necessidade do mercado. O currículo passou de confeiteira a cake designer; o título é dado para profissionais que utilizam a técnica de sugarcraft (artesanato em açúcar), para criar e confeccionar bolos. A arte que começou lá na Inglaterra se espalhou pelo mundo e virou febre nas festas e eventos.

“Os doces personalizados estão em alta e não importa a ocasião. Recebo encomendas para aniversários (de crianças e adultos), casamentos, chás de cozinha e bebê, até mesmo eventos corporativos. É uma forma de surpreender os convidados”, ressalta a cake designer.

É de comer?

A beleza é tamanha que chega a confundir: será que é de comer mesmo? A pasta americana é uma das matérias-primas mais utilizadas nos doces decorados pela variação de formas, cores e sabores que ela oferece. Mas aí entra um ingrediente essencial no preparo: a paciência! “É como uma obra de arte, por isso a concentração e a criatividade têm que estar aliadas. Já levei até seis horas para modelar um bolo, mas o resultado é sempre gratificante”, revela.

Refinado Sabor (7) Refinado Sabor (10)

Refinado Sabor | Rua General Osório esquina com a Sérgio Djalma de Holanda – Cascavel (PR) | Telefone: (45) 3223-2361 e (45) 9907-3210

Diga-Nos O Que Você Acha
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário